Dubai,  Turismo

Dubai: 10 dicas para sua primeira viagem

Dubai é uma das cidades que compõem os Emirados Árabes Unidos, nome oficial do país localizado no meio do deserto. Conhecida por seu luxo e ostentação sem limites, e por receber e abrigar tantos turistas, é um dos locais mais liberais do oriente médio.

O idioma oficial é o árabe, mas, por reunir quase 200 nacionalidades, todos se comunicam em inglês. Com tantos sotaques diferentes dá pra imaginar a confusão, né.

 

1. Dinheiro
Dirham

A moeda oficial é o dirham (AED). Nas casas de câmbio o preço do dólar é tabelado em  $1 a 3,67 AED. Já o valor em real é basicamente o mesmo, variando pouca coisa de acordo com a cotação do dia. Embora a nossa moeda não seja desvalorizada por aqui, em regra, tudo é mais caro. Apenas algumas exceções ficam na mesma faixa dos preços brasileiros.

 

2. Turista mulher

As turistas, assim como os homens, irão receber um bom tratamento. Os transportes públicos, em geral,  têm uma área para mulheres e crianças. Nos bares, boates e cafés sempre promovem o ladies night. Neles, o próprio estabelecimento oferece desconto ou bebidas grátis, então é sempre bom conferir em quais lugares o evento está rolando.

 

3. Roupas

Sempre me perguntam se pode usar short, biquíni ou se tem que usar burca para cobrir o cabelo. Por aqui a burca não é obrigatória e é permitido vestir a roupa que quiser. Biquíni brasileiro também pode ser usado numa boa. Porém, se houver exagero (no decote, por exemplo), as pessoas mais conservadoras vão, no máximo, te olhar estranho. Em alguns lugares mais tradicionais e restaurantes mais chiques há dress code mais rígido a ser seguido (igual no Brasil).

*  Essas regras não são válidas para o Ramadão, mas isso é assunto para outro post.

 

4. Quando ir

Não recomendo vir durante o Ramadã, que é um mês sabático para os islãs. Geralmente ocorre de maio a junho do nosso calendário. O verão aqui, que ocorre de junho a setembro, também não é uma boa ideia. Apesar dos preços tentadores de passagens aéreas nessas épocas, o passeio ficará prejudicado por conta do calor excessivo e dos diversos estabelecimentos fechados. Ou seja, compensa mais conhecer Dubai entre os meses de outubro a abril, apesar do voo mais caro.

 

5. Aplicativos úteis

Para descontos : groupon, cobone, entreteiner (minha dica é pegar o contato do anunciante e negociar o pagamento em dinheiro, caso não tenha cartão de crédito internacional)

Para pedir comida :  zomato, deliveroo, uber eats, talabat e carriage (todos aceitam cash on delivery )

 

6. Alimentação

Aqui se consome muito frango (assado e frito), shawarma, Kebab, assados. Há muitas opções vegetarianas e spicy também. Mcdonald’s, Wendy’s e KFC são as opções de fast food mais em conta e contam com ótimos preços para o almoço (em torno de 20 aed o combo).

 

7. Transporte

O transporte público de Dubai não é dos melhores. Mesmo a cidade funcionando 24 horas, se você pretende vir antes de 2020, prepare-se para usar muito carro (táxi, ou app de carona). Geralmente, os carros de aplicativo custam mais caro que táxi (que não têm bandeira por aqui). Apesar disso, não deixe de baixar o careem e aproveitar uma corrida grátis.

 

8. Compras online

Eletrônicos: Antes de vir morar em Dubai, pesquisei se compensava mais comprar eletrônicos aqui ou no Brasil. Por aqui é possível encontrar produtos de modelos mais novos, pelo mesmo preço de alguns mais simples em nosso país. A Souq faz parte do grupo amazon e costuma ter ótimos preços. Sharaf DG e Noon também são ótimas opções, além de aceitarem cash on delivery.

Roupas, perfumes e acessórios: Brands for less é a melhor opção que encontrei até agora. Vale à pena conferir os descontos.

 

9. Comunicação com o Brasil

Skype, Whatsapp e Facebook Messenger não funcionam para fazer ligações de vídeo. Caso você esteja planejando ficar por mais tempo aqui, tenha isso em mente. Além das ligações de voz, o IMO ainda funciona.

 

 

10. Dias da semana

Uma curiosidade interessante sobre Dubai, é que os dias da semana funcionam de maneira diferente por aqui. O normal é que se trabalhe de sábado a quarta, e o fim de semana ocorre quinta e sexta. O melhor dia para sair para balada é quinta-feira. Lembre-se disso para programar sua viagem (e tente fugir de shoppings nos finais de semana).

 

Eu acho que é isso! Aproveite as dicas acima para planejar sua aventura e deixe nos comentários qualquer dúvida 🙂


* O conteúdo deste post foi criado pelo(a) autor(a), portanto, representa sua opinião pessoal.

Compartilhe com outros viajantes:

One Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *